segunda-feira, 15 de agosto de 2011

10 de Julho, Dia do Engenheiro de Minas

No dia 10 de julho é comemorado o dia do Engenheiro de Minas. Essa data foi escolhida em homenagem  a data de nascimento de  Pedro Rache. Abaixo, transcrevo um texto sobre o mesmo:

1- Pedro Demóstenes Rache diplomou-se pela Escola de Minas de Ouro Preto como Engenheiro de Minas, Metalurgista e Civil na primeira turma de Engenharia do Brasil diplomada em Ouro Preto em 1901 e na segunda turma de Farmácia no mesmo ano, tendo recebido um prêmio de viagem à Europa como mais brilhante aluno de sua turma.
2- Fundador e professor Faculdade de Engenharia “Escola Livre de Engenharia de Belo Horizonte”, atual Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1911, ministrando a cadeira de Mecânica Racional por muitos anos, tendo publicado três livros sobre essa importante matéria.
3- Como deputado federal (1934-1937) foi eleito líder classista e outorgante da constituinte de 1934. Foi um dos deputados mais brilhantes e operosos. Integrou como conselheiro o Conselho Técnico de Economia e Finanças.
4- Criador do Departamento de Engenharia e da categoria dos engenheiros do Banco do Brasil, o que propiciou uma expansão do Banco no país e no exterior nos anos de 1938-1950.
5- Como diretor do Banco do Brasil ajudou a fundar a empresa Aços Especiais Itabira – ACESITA em 1944.
6- Foi o primeiro Presidente do sistema CONFEA, que coordena as ações dos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura – os CREAS, sobressaindo-se como importante defensor das causas dos engenheiros por intermédio das entidades da classe.
7- Grande incentivador da aviação brasileira, fato este registrado no livro “Asas do Brasil”, onde foram publicados os discursos por ocasião do lançamento de vários aviões da Força Aérea Brasileira.
8- Responsável por obras literárias que hoje se tornaram referencia sobre a primeira república como: “Homens de Minas e “Outros Homens de Minas”; do livro de memória” Homens de Ouro Preto” , editado em 1954,  um dos mais completos versando assuntos históricos da Escola de Minas de Ouro Preto; e a obra  “Mecânica Geral” em três volumes sendo que os dois primeiros correspondiam, exatamente, ao conteúdo de seu curso substancial de Mecânica ( o terceiro ,a título de extensão universitária ,tratava da Teoria da Relatividade – restrita e generalizada – fato esse que constituiu, na época acontecimento de grande significação cultural pois foi  o primeiro brasileiro a escrever com tal profundidade sobre a então discutida obra de Einstein.
9- Como membro do Conselho Técnico de Economia e Finanças competiu a ele traçar o plano geral para a realização da grande siderurgia nacional, um dos mais importantes problemas brasileiros até então.

Essa data foi escolhida no I ENCONTRO DE ENGENHEIRO DE MINAS ocorrido em Ouro Preto quando diversos colegas e associações compareceram a esse encontro.

Informo mais detalhes sobre o colega Pedro Rache:

1- Foi um empreendedor industrial em Belo Horizonte sendo dele a iniciativa da criação de uma das primeiras indústrias da cidade, a Construtora Rezende-Rache, da Fundição Rezende –Rache, da Fábrica de Sapatos- Belo Horizonte, da Fábrica de Toalhas, e da Fábrica de lapidação de pedras preciosas. Estas indústrias foram fundadas por ele nas décadas de 20 e 30 em Belo Horizonte.
2- A FAEMI – Federação das Associações dos Engenheiros de Minas do Brasil prestou justa homenagem a sua pessoa, elegendo-o Patrono da Engenharia de Minas do nosso País. A escolha do dia 10 de julho, dia do seu nascimento, como DIA DO ENGENHEIRO DE MINAS, representa uma decisão que marcará para sempre uma grande vitória e um marco indelével desse importante ramo da engenharia mineral.
3- O poeta Olegário Mariano cognominado o “Príncipe dos Poetas”, escreveu um maravilhoso poema sobre Pedro Rache sob o título de “ O Buda  Sorridente”.
4- Barbosa Lima Sobrinho seu admirador, deputado federal em 1934, constituinte em 1934, governador por Pernambuco por dois mandatos e articulista de um dos maiores jornais - o “Jornal do Brasil” escreveu um excepcional artigo sobre Pedro Rache quando ocorreu o seu falecimento.
5- Prefaciaram seus livros Afonso Penna Júnior( filho do então, presidente da República Afonso Penna), Chateubriand e Cândido Rondon entre outros.
6- A divulgação da palestra realizada por Pedro Rache, na “Hora do Brasil” –“Plano de Economia de Guerra do Governo da República” em 1942, ocorreu por iniciativa do Conselho Anti-eixista de Vigilância e Trabalho dos Funcionários do Banco do Brasil. 


Gostaria de convocar todos os colegas a se espelharem no exemplo do colega Pedro Rache que tanto trabalhou no em prol do nosso país e em particular pelo Sistema CONFEA do qual foi o seu primeiro presidente.


Convoco todos os colegas a colaborarem com as diversas tarefas da FAEMI.

Marco Antônio Freire Ramos (Presidente FAEMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário