segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Reunião da FAEMI e CONFEA no Rio de Janeiro - 08/08/2011

Relato da reunião por Regis Wellausen Dias:

"Prezados colegas,



Na segunda-feira, 08/08/11, realizou-se na sede da FAEMI no Rio de Janeiro, uma reunião de nossa entidade com o CONFEA, especialmente destinada a implantar o programa de fomento às entidades de classe desenvolvido pelo CONFEA. Este programa, a partir da primeira avaliação realizada pela aplicação de um questionário de cerca de 100 questões na mesma data, prevê a apresentação de projetos pela FAEMI e investimentos de até R$ 100.000  pelo CONFEA. especificamente para seu fortalecimento, acompanhado de avaliações sistemáticas (medições). Naturalmente a hora não poderia ser mais propícia, porque nossa fundamental entidade aglutinadora está saindo de pelo menos 4 gestões seguidas de inatividade e desarticulação.


 Por sorte sobreviveu! Este quadro ficou evidente à tarde do mesmo dia, quando prosseguimos em reunião administrativa só da FAEMI, da qual participaram o Marcos Freire - nosso novo presidente empossado a apenas 4 meses, a Maria Marta - ex. presidente por 2 gestões, e minha pessoa - na qualidade de atual diretor da FAEMI.


Foi possível localizar a documentação fundamental e prever as atualizações fiscais e cadastrais necessárias. A FAEMI tem que se recadastrar junto ao CONFEA e o processo está em mãos do Geól. Bósio (Ex. FEBRAGEO). Pelo menos 3 outras decisões também lá tomamos:



            a) reativar os repasses estatutários de recursos das associações regionais para a FAEMI, estabelecendo um valor mínimo anual a ser definido (discutimos algo como R$ 300,00);

            b) realizar reunião formal da diretoria durante a SOEAA (Semana Of. da Eng ...) que se realizará de 27 a 30 de setembro próximo, em Florianópolis;

            c) realizar o próximo ENEMINAS em Salvador, paralelo ao XXIV Encontro Nac. de Tratamento de Minérios e Met. Extrativa, que ocorrerá de 16 a 19 de outubro próximo.



Além destas, a Maria Marta ficou encarregada de buscar alternativas para a reativação da AFEM (RJ), que está inativa e, inclusive, perdeu a vaga de conselheiro no CREA-RJ. Porém deixou um interessante legado que é a sede da FAEMI - um espaço dividido com outras entidades, que ocupa todo um andar da antiga sede do CREA-RJ e é mantido por este, inclusive com pessoal sempre presente. Aliás um local privilegiado, localizado na Av. Rio Branco, frente ao Clube de Engenharia e a duas quadras do Teatro Municipal, que já decidimos permanecerá disponível para os associados que dele necessitarem em passagem pelo RIO.


O "condomínio" de espaços para entidades, mantido pelo CREA-RJ é uma boa ideia para propormos ao CREA-RS, já que este está se mudando agora para a sede nova e permanecerá com a sede velha parcialmente ociosa, na qual a AGEM mantém sua sede mas não tem espaço físico definido.

Para nossa participação nos eventos "b" e "c", cabe-nos solicitar apoio específico do CREA, porque pela Câmara de Geologia e Minas é pouco provável.

O Presidente do CREA é agora o Cons. Moisés Soares (Agrônomo) e suas finanças voltaram a ficar superavitárias.O Cons. Capoani se descompatibilizou para concorrer à reeleição em 08/novembro, inclusive com o apoio declarado dos técnicos.


Recomendo o máximo apoio nesta retomada da FAEMI, tanto pelo oportunidade criada pelo CONFEA, como pelo especial entusiasmo e preparo do nosso novo presidente.


Em anexo um foto da reunião na "sede" da FAEMI. Da esquerda para a direita: Marcos Antonio Freire Ramos - Presidente da FAEMI, Maria Marta de M. Gameiro - antiga presidente da FAEMI, Regis Wellausen Dias - Diretor da FAEMI, Cristiane Justino - Func./CONFEA de apoio ao projeto de fortalecimento e Paulo Roberto da Silva - Coordenador do Programa de Fortalecimento das Entidades/CONFEA. Participou também o Eng. Ricardo Nascimento Alves - Coordenador do Conselho de Entidades Nacionais do CONFEA - CDEN (fotógrafo no momento).



Abçs,



Regis Wellausen Dias"
(51) 3024.2429 - 9724.2429
Porto Alegre, RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário